Rebentos de Tudela com anchovas

2 de agosto de 2017

Hoje, propomos-lhe um prato que se come frio, saudável e leve, com propriedades antioxidantes e diuréticas. Uma entrada fácil de fazer e saboroso graças à vinagrete de anchovas e alcaparras com que vamos acompanhar.

Atualizado el14 de setembro de 2017, 12:05

TODOS OS BENEFÍCIOS DESTE PRATO

Rebentos de Tudela

Esta variedade de alface anã, cultivada tradicionalmente na cidade de Navarra (Espanha) e nos municípios vizinhos da Margem do Ebro, se caracteriza por ter um sabor amargo, mais forte do que a alface comum. Os rebentos são muito ricos, acima de tudo, vitamina A, C, e e, três poderosos antioxidantes: melhora a saúde visual e o bom estado da pele, fortalece o sistema imunológico e luta contra os radicais livres.

Esta planta tem a vantagem de que o seu conteúdo em fibra, além de potencializar o efeito laxante e reduzir a absorção de gorduras, o torna um alimento saciante com um aporte de quase zero de calorias, por isso é muito recomendado em dietas de emagrecimento. Além disso, a sua grande presença de água e o seu baixo conteúdo em sódio favorece que têm um efeito diurético.

Anchovas

A anchova é um peixe gordo e, como tal, é rico em ácidos graxos Ômega 3, um tipo de gordura saudável que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a formação de trombos e coágulos, e a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos. Também são ricas em proteínas de alto valor biológico e são uma boa opção para mulheres grávidas, já que fornecem ácido fólico e ferro, além de magnésio e iodo.

Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de algumas pertencentes ao grupo B, que permitem aproveitar a energia dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e intervêm na formação de glóbulos vermelhos, o correto funcionamento do sistema nervoso central e do sistema imunológico. As anchovas também são ricas em vitamina A, que contribui para a reparação da pele e de outros tecidos, promove a resistência contra as infecções e melhora a visão noturna. Também fornecem vitamina D, que regula os níveis de cálcio no sangue e favorece a absorção e fixação deste mineral nos ossos, por isso que as anchovas são muito aconselháveis para aqueles que sofrem de osteoporose.

Espargos brancos

São compostos principalmente por água e, além disso, contém esparragina , que facilita a eliminação de líquidos pelo que é um bom diurético natural. Do garanhão, destaca-se a pró-vitamina A (beta-caroteno), a qual favorece a circulação, a vista e a pele. Também contém vitaminas do grupo B (B1, B2, B3 e B6), vitamina C e e, o que o torna um poderoso antioxidante que, além disso, reforça o sistema imunológico e previne o declínio cognitivo. Também favorece o sono e ajuda a combater a insônia e é considerado um grande anticancerígeno.

Alcaparras

Este alimento tipicamente mediterrâneo é uma grande fonte de lucro, pois fornece grande quantidade de fitonutrientes, antioxidantes e vitaminas essenciais para uma ótima saúde. Tem propriedades antibacterianas, anti-cancro, analgésicas e anti-inflamatórias e graças ao seu alto teor de flavonóides, melhoram a circulação sanguínea e diminuem a pressão arterial elevada. As alcaparras abrem o apetite e a riboflavina e niacina, que contêm, ajudam na produção de glóbulos vermelhos, a baixar o colesterol ‘ruim‘ e ao bom funcionamento do aparelho digestivo, a pele e os nervos.

Óleo

Ouro líquido, assim se denomina a azeite de oliva virgem por suas múltiplas e benéficas qualidades nutricionais, além de seu sabor agradável e textura. Um produto essencial da dieta mediterrânica, que tomado cru, influi positivamente na nossa saúde. Previne as doenças cardiovasculares, tem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, é antioxidante, previne a deterioração mental, favorece a função digestiva, ajuda a combater a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico e aumenta a longevidade.

Vinagre

Rico em compostos bioativos como o ácido acético, o vinagre traz benefícios antioxidantes, antimicrobianos e anticancerígenos para o nosso organismo. Além disso, combate a glicemia, é um grande aliado contra a diabetes e a hipertensão arterial, reduz o colesterol e pode ajudar a perder peso , já que há estudos que afirmam que acelera o metabolismo.

Complete o seu menu de hoje com…

  • Segundo, frango com vegetais e quinoa para obter os carboidratos, gorduras e proteínas necessárias em sua dieta.
  • E, de sobremesa, cerejas.

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